Hoje vou contar um pouco do meu "impacto" ao visitar a família no Brasil em férias depois de 2 anos seguidos vivendo aqui no Canadá.
Para quem não sabe, sou de São Paulo, e meu primeiro impacto já do avião mesmo foi pensar que nossa visão aérea é um pouco diferente da que temos aqui em Calgary por exemplo. Sim, o Brasil é um caos já visto do ar, construções em todos os lados, e ruas que mais parecem caminhos de ratinhos.
Bom, após esta visão aérea, logicamente o aeroporto de GRU, não é dos mais modernos, porém neste dia em que cheguei estava super tranquilo, e não tive maiores problemas para desembarcar. A imigração também estava bem, e pude observar que os gringos entraram sem maiores complicações em termos de filas de espera.
Bom, depois as duas semanas foram repletas de observações positivas e negativas em relação a nossa pátria amada, na verdade teve vários aspectos positivos, acho que foi também a saudade! =)
Os aspectos negativos são em relação ao trânsito de São Paulo e a agressividade dos motoristas, não se pode atravessar a rua nem mesmo quando o semáforo esta vermelho para os carros, eles simplesmente jogam o carro em cima de você e você literalmente tem que dar um pulo para o lado para não ser esmagado, realmente este é o super aspecto negativo. Aqui no Canadá você pode atravessar de olhos fechados (não recomendo muito, mas poderia) e os carros vão parar para você passar.
Outro aspecto negativo é a poluição, não há rinite que aguente, realmente esta forte a coisa por aí e logicamente a violência também que não se pode andar tranquilo nas ruas, para sair de casa você precisa colocar um relógio mais vagabundo, e um tênis velho para andar na rua sem ser surpreendido.
Os preços das coisas também estão assustadores, IPAD, IPOD, computadores, câmeras, se você tem um amigo fora do país, não pense duas vezes em fazer sua encomenda, os preços no Brasil estão absurdos!
Falta lugares com wireless, todo lugar que eu fui como café e restaurante ou o wireless estava fora do ar, ou tinha excesso de gente, ou não tinha para o público, enfim estava difícil conectar. Na Saraiva, então nem pense em usar a internet dos computadores colocados no mostruário, eles vão te desconectar se verem você usando, o que é bem diferente aqui no Canadá por exemplo, você pode navegar a vontade nas lojas sem ser incomodado.
Agora vamos aos aspectos positivos!
O serviço nos restaurantes no Brasil são bem melhores! Nada como um garçon atencioso, e um sorriso no rosto, sem dúvida alguma mil anos luz melhor que no Canadá. Aqui, quando você esta colocando o último pedaço de carne na boca, já estão tirando o seu prato e trazendo a conta para pagar. Hurry up!
Notei também que na região da Vila Mariana, as ruas estão bem limpas e há bastante lixeira nas ruas, neste aspecto me impressionei com São Paulo. Logicamente aqui no Canadá a limpeza nas ruas é bem melhor, e não temos os cocos de cachorros, mas de todas as formas não esta tão horrível assim.
Resumo da ópera, voltei para o Canadá com o coração bem apertado, estar longe da família e da sua cultura é realmente desafiador.
Coloco uma frase do Tom Jobim para fechar esse post que resume tudo o que eu estou sentindo em relação ao Canadá e ao Brasil:
"Viver no exterior é bom, mas é uma merda. Viver no Brasil é uma merda, mas é bom."
Espero resolver meus conflitos nesse 1 ano e meio que ainda me restam.
Obrigada por ler meu post.
"
Oi, Fernanda.
ResponderExcluirTenho acompanhado teus posts, ver como sao teus dias nesse outro horizonte.
Sem querer tropecei nas tuas palavras, depois de ler um blog irmão do teu sobre a eslovenia e suas lindas paisagens. Fui ver se tinha a mesma premissa no país que prentendo habitar durante algum tempo no ano que vem. Curiosamente,te achei na mesma cidade que pretendo estar.
Te agradeço muito as palavras, a iniciativa, a boa vontade. É quase tão macio quanto um cobertor saber de tantas coisas, principalmente sobre a receptividade das pessoas que aí estão, canadenses ou não.
E ainda que por mais estranho que possa parecer, saiba que encontras em mim olhos faminto sim, mas também olhos amigos e que encontram os teus nas linhas que dás a todos os teus leitores.
Abçs, Lilian.