Olá meus queridos seguidores e seguidoras!
Faz tanto tempo que eu não escrevo neste blog, que esta todo empoeirado!
Espero que todos aqueles que tenham acessado este blog com o sonho de vir para o Canadá tenham conseguido realizar o sonho ou que ja tenham começado o planejamento.
Hoje vamos falar de um assunto bem interessante para quem esta chegando no Canadá e esta a procura de empregos na area de engenharia química ou qualquer outra engenharia. Vou falar neste blog especificamente sobre a região de Alberta, já que cada provincia é uma realidade diferente.
Eu como alguns amigos e seguidores sabem, sou formada em engenharia e comecei em 2012 um mestrado na área de Engenharia Quimica. Minha recomendação, para aqueles que não tem experiência na área de engenharia que incluem: recém formados ou pessoas que mudaram de área e agora querem retornar (meu caso), é que procurem um curso de mestrado ou doutorado aqui no Canadá.
E eu vou te explicar porque estudar mais seria uma vantagem! Além do fator "aprender nunca é demais", o Canadá possui uma vantagem para os recém formados que no Brasil não existe. Aqui o Engenheiro recém formado é de fato treinado durante 4 anos até "virar" engenheiro. Calma! Eu te explico o como funciona!
O orgão regulamentador das profissiões de engenharia aqui em Alberta é a APEGA http://www.apega.ca/ ( o nosso CREA do Brasil), aqui no Canadá diferente do Brasil o engenheiro recém formado não recebe o título de engenheiro ao colocar os pés fora da faculdade e com diploma em mãos, aqui para você ser engenheiro você precisa ter experiência na área. Quando o estudante se forma ele aplica para uma categoria chama E.I.T (Engineer in Trainning) que significa que você pode atuar na área porém com a supervisão de um engenheiro ja completamente formado. Ou seja você trabalha na área, porém não pode assinar projetos, etc até obter o título definitivo.
Muitas empresas colocam vagas de E.I.T e o salário inicial pode variar de 55,000 CAD ao ano ate 85,000 CAD depedendo da área e da empresa.
Mas você deve estar me perguntando, mas o que eu devo fazer para começar um mestrado? Onde devo começar a procurar? Quais são os requisitos?
Bom em Alberta temos duas grandes universidades que trabalham com programas de metrado e doutorado.
Primeiro passo seria checar os sites das universidades para ver qual área de pesquisa tem mais a ver com oseu perfil, depois disso checar os requisitos da universidade, cada universidade trabalha com requisitos diferentes de inglês e média do programa de bachalerado, portanto é muito importante ver se você tem os requisitos para o programa. Após você verificar os requisitos, recomendo a você contactar os professores através do email fornecido pelo site da universidade, contactar pessoalmente seria uma boa opção também, porém nem todo mundo tem condições de vir até a cidade, portanto por email também vale.
Ao entrar em contato com o professor ele poderá dizr se a área esta recebendo estudantes e se possível uma bolsa de ajuda financeira ao aluno, a maioria das pesquisas são financiadas por empresas, que pagam uma bolsa aos alunos de mestrado que variam de $21,000 CAD ao ano $28,000 CAD dependendo da universidade.
Vale a pena lembrar que as universidades aqui são pagas, portanto mesmo recebendo a bolsa da universidade que muitas vezes cobre a mensalidade, é importante você se programar antes de iniciar o curso.
Aqui estão os links das universidades em Alberta:
http://www.ucalgary.ca/
http://www.ualberta.ca/
Se você não temo inglês pretende assim como eu fiz, estudar um tempo no Canadá até conseguir o nivel de inglês, te recomendo acessar o site da agência:
www.mystudentpathways.com
Eles trabalham com cursos em Calgary e poderão passar os custos e como funcionam as certificações para comprovar o inglês.
Bom, isso e tudo pessoal!
Abraços e espero ter ajudado!
Dicas úteis sobre o Canadá. Onde comer, o que comprar, onde estudar e outras respostas que todo brasileiro precisa saber antes de embarcar nessa aventura que é viver no Canadá.
domingo, 21 de setembro de 2014
sexta-feira, 4 de abril de 2014
Aprendendo a esquiar em Banff
Olá queridos seguidores!
A muito tempo que não posto nada por aqui, mas hoje resolvi escrever um pouco sobre meu novo hobby the inverno aqui no Canadá.
A muito tempo que não posto nada por aqui, mas hoje resolvi escrever um pouco sobre meu novo hobby the inverno aqui no Canadá.
Nos últimos dois invernos era sempre a mesma coisa, dentro de casa o inverno inteiro sem fazer nada de legal até que ganhei do meu noivo um cartão de esqui para COP aqui em Calgary, para quem não conhece o COP é o Canada Olympic Park localizado em Calgary mesmo e que durante o inverno é aberto para a prática de esquis e snowboarding.
Pois bem, eu já havia tentado esquiar quando estava fazendo meu intercâmbio de inglês em Vancouver, mas não que foi realmente esquiar porque era uma aula em grupo (ao redor de 10 pessoas) então a única coisa que consegui fazer foi a famosa posição de esqui chamada "pizza" ou snowplow. Nossa primeira aula foi marca, optamos por fazer uma aula individual com o intuito de aproveitarmos o máximo da aula, já que dessa vez realmente queriamos aprender um esporte de inverno.
Marcamos a aula para uma Sexta feira a tarde, nosso professor foi um Chileno que já havia morado no Brasil, em Sorocaba precisamente. Bom, fomos para a aula e foi muito divertido, aprendemos bastante coisa e conseguimos aproveitar o nosso dia de esqui, o professor foi super atencioso e nos fez gostar bastante do esporte.
Depois da aula já estavamos empolgadíssimos para comprar nosso equipamento (aqui chama-se Gear), fomos em várias lojas mas a tarefa não foi fácil, como saber se a bota do esqui esta confortável sendo que nunca haviamos esquiado e não tínhamos um "padrão de confortável" para nos basear, pois fomos de loja em loja, muitas botas custavam $500 CAD, super cheia de detalhes mas que para nós não iriam fazer muita diferente já que estavamos aprendendo e não sabiamos se iamos aderir ao esporte ou era apenas fogo de palha.
Após muitos entra e sai de lojas conseguimos encontrar um ótimo vendendor e muito atencioso na loja Sport Check, localizada no Chinook Center aqui em Calgary, lá encontramos nossas botas por um ótimo preço e também compramos o restante do equipamento, conseguimos fechar em $600 CAD o equipamento completo.
Começar a esquiar é a melhor coisa que fizemos, pois se vamos morar aqui no Canadá temos que tirar vantagem da neve e do frio, caso contrário ficamos entediados e reclamões e isso não ajuda na adaptação. Como diz o ditado, "em Roma faça como os romanos", ou seja se for para morar no Canadá temos que começar a aprender a fazer coisas que os canadenses fazem.
Bom depois de marcamos mais uma aula no COP desistimos de ir lá, o segundo instrutor foi horrível, um Inglês, com um sotaque fortíssimo e que não deu a mínima atenção, nos levou para o topo e quase morremos do coração sem saber o que fazer, e também porque no final do inverno a qualidade da neve no COP é horrível, como não neva muito a pista fica muito "Ice", ou seja, com muito gelo e muito dificil de freiar os esquis e fazer as manobras.
Daí começamos a explorar outros lugares, fomos em Norquay que eu não gostei muito (muito ice e muito empinada a pista verde que eu peguei "cascade Lift", fomos no Lake Louise, pegamos a pista green 9, foi um pouco difícil mas com jeito vai e também fomos no Sunshine Village em Banff, gostei bastante e recomendo para quem estiver aprendendo! Eles tem um lift chamado Strawberry e você vai para umas pistas verdes muito tranquilinhas para treinar.
Bom pessoal, é isso aqui vão uns links que de lugares que eu mencionei neste post:
Sport Check: http://www.sportchek.ca/home/index.jsp
COP (Canada Olympic Park): http://www.winsport.ca/
COP (Canada Olympic Park): http://www.winsport.ca/
Norquay: http://banffnorquay.com/
Lake louise: https://www.skilouise.com/
Um abraço e nos vemos no próximo post!
Fernanda
Fernanda
Assinar:
Postagens (Atom)