quinta-feira, 26 de julho de 2012

Visto temporário x serviços da VAC

Olá meus amigos!

Hoje o post é sobre visto temporário e serviços oferecidos pela VAC.

Eu renovei minha permissão de estudantes aqui mesmo no Canadá, na verdade pedi uma extensão, deu tudo certo e minha nova permissão de estudos chegou em 14 dias.

Agora estou renovando meu visto temporário, que é o visto de entrada, aquele selinho que a gente tem no passaporte que nos permite entrar no Canadá. Meu visto temporário venceu, e agora que já tenho o visto de estudante posso solitar para renovar o meu visto também. Como estou no Canadá, tinha que fazer isto em Seattle até um tempo atrás (ou fora do Canadá), Seattle era o consulado mais próximo de Vancouver. Mas agora o consulado de Seattle fechou, e os pedidos de visto tem que ser feitos em Ottawa, para as pessoas que já estão dentro do Canadá, ou serem enviados ou realizados fora do Canadá.

Como prazo do consulado de Ottawa ainda está meio louco, como o consulado é novo eles não sabem informar o tempo que levará para o visto ser processado uma vez aplicado.

Sendo assim, eu resolvi mandar os meus documentos para o consulado de São Paulo, utilizando os serviços da VAC. A VAC é o Visa Information Centro, que são centros de requerimentos de vistos que são oficialmente autorizados pelo governo do Canadá e que oferecem serviços de suporte ao aplicante. Este centro é ótimo porque o serviço deles custa no mínimo $70 reais e eles conferem toda a documentação para você antes de envia-la para o consulado. Isso é excelente porque se houver qualquer preenchimento errado ou falta de documentação, eles te avisam antes de enviar sua documentação, evitando qualquer problema e agilizando o processo.

O VAC substitui os famosos despachantes que cobram em torno de $200 reais para "não olhar" sua aplicação e manda-la para o consulado. Ou seja, o VAC é muito mais barato e eficiente, e eles são bem gentis, você pode ligar para tirar dúvidas por telefone ou por e-mail.

Bom pessoal, voltando ao meu visto, eu mandei para São Paulo porque o tempo de processamento esta ao redor de duas semanas, e para mim vai ser muito melhor porque poderei receber meu visto em menos tempo e assim poderei sair do Canadá sem dor de cabeça de ter que renovar meu visto para voltar.

O VAC recebeu minha aplicação quarta dia 25/07/12, já me enviaram o tracking id, agora vamos ver quanto tempo vai demorar pra processar meu pedido. Mantenho vocês informados!

Para quem esta aplicando para o visto, acesse o site do VAC e obtenha todas as informações de como aplicar: http://www.csc-cvac.com/pt-BR/selfservice/cvac_welcome

É isso pessoal, visto é coisa séria, confira toda a documentação antes de enviar.

Boa sorte para os aplicantes!

E um abraço para meus seguidores!



segunda-feira, 23 de julho de 2012

I love reading!

Olá pessoal!

Esta postagem é sobre livros!

Desde que me mudei para o Canadá em maio de 2011, ando reparando como as pessoas aqui tem hábito de leitura.

Tenho visto nos ônibus muitas pessoas lendo, e isso me deixa muito contente porque este hábito faz muita falta entre os brasileiros. Estes dias peguei um ônibus e no intervalo entre os passageiros subirem no ônibus e o ônibus partir, estava lá o motorista do ônibus com o seu livrinho. Todo mundo aqui faz do momento de descanso, um momento de leitura.

Se você está no Canadá, e quer ler um livro e não sabe onde comprar, vou dar umas dicas!

Você pode ir para a livraria Chapters, que é como a Saraiva ou Livraria Cultura que temos aí no Brasil, esta livraria tem muitas opções de livros bem interessantes, eu vou lá quase toda a semana.


Se você esta com a grana curta, não se preocupe isto não é motivo para não ler, você pode encontrar bons livros, na biblioteca. É simples, se você esta aqui no Canadá estudando ou trabalhando, ou imigrou, vá até a biblioteca e faça sua carteirinha, com ela você poderá fazer reservas on-line, validar seus livros on-line e também acessar um acervo bem legal de revistas e fazer consultas no computador.

Para quem está em Vancouver, há uma linda biblioteca central localizada na Georgia Street e também várias pequenas espalhadas pela cidade.

 O site da biblioteca é: http://www.vpl.ca/

Corra lá e faça sua carteirinha, aqui no Canadá as bibliotecas são super modernas e cheias de livros atuais!

Se você está em Calgary, também há bibliotecas públicas aqui e o link é: http://calgarypubliclibrary.com/

Bom é isso pessoal, comprando ou emprestando livros, é a melhor maneira de aprender novas palavras em inglês e adquirir vocabulário.

Boa leitura para todos!






domingo, 15 de julho de 2012

Uma brasileira em Calgary

Alô Calgary!

Cheguei!

Pois é pessoal, não sou mais uma brasileira em Vancouver, porém continuo sendo uma brasileira no Canadá.

Este post é para atualizar meus seguidores e para começar a contar um pouco sobre uma provincia chamada Alberta e uma cidade chamada Calgary.

O motivo da minha mudança foi que fui aprovada em um mestrado na minha área de atuação, a faculdade esta localizada em Calgary por isso tive que me mudar.

Primeiras impressões?

Quente muito quente! Cheguei em pleno verão!

Mosquitos, muitos mosquitos! Já tenho umas 5 picadas. Mas ok! Faz parte do ambiente rural.

Para quem não sabe, Calgary é conhecida como uma cidade country, onde um dos festivais mais importantes que estão acontecendo estes dias, chama-se Stampede e envolve performace de cowboys e cowgirls.

Calgary também é uma cidade mais barata para se viver em comparação a Vancouver, aqui o imposto aplicado aos produtos é de 5% GPS enquanto em Vancouver é 12% HST.
O Aluguel é mais barato também e segundo algumas pessoas, ainda não posso afirmar esta parte, é um lugar com mais oportunidades de empregos!

Bom, vamos ver o que eu tenho para contar para vocês sobre CowCity nos próximos posts. Enquanto isso desfrutem de um video da provincia de Alberta. Quem estiver a passeio no Canadá, vale a pena conhecer esta região!